Vale do São Francisco é a região drenada pelo rio do mesmo nome e seus afluentes. Atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, no Brasil.
O rio tem uma extensão de 2.830 km e é um importante curso de integração nacional.
O Vale do Submédio do São Francisco, entre os estados de Pernambuco e Bahia, fincado na latitude 8 ao sul do Equador, tem suas margens como o local de uma das maiores transformações agrícolas do país como polo produtor de frutas.
Dessas frutas, a uva vitivinífera tem uma produção singular com a possibilidade de chegar a produzir até cinco safras a cada dois anos, originando os vinhos tropicais.
São elaborados vinhos tranquilos e espumantes, além do destilado brandy.
O sistema de gotejamento com água diretamente do rio e o sol favorecem a reprodução simultânea das quatro estações climáticas nos vinhedos, o que é um estímulo à produção.
O Vale do São Francisco recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP) para vinhos finos, nobres, espumantes naturais e moscatel, em novembro de 2022, chancelando a produção de vinhos do local.
A área de produção dos vinhos compreende cinco municípios: Lagoa Grande, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Casa Nova e Curaçá.
E com as uvas e o vinho veio o enoturismo para a região.
Navegar é preciso
Desde 2011, o “Vapor do vinho” é uma forma inusitada de viver uma experiência enoturística no Vale. A bordo de uma embarcação similar às que transitaram pelo São Francisco desbravando a região, a partir de Petrolina – PE, o visitante pode navegar pelo Lago de Sobradinho, desfrutando de um animado passeio regado a música ao vivo, almoço na barca, parada para banho, ambientes climatizados, jacuzzi, tobogã, espaço infantil com parquinho, culminando visita à Vinícola Miolo, com degustação de espumantes.
https://www.instagram.com/vapordovinho/
A vinícola Rio Sol está em Lagoa Grande – PE e oferece também em seus roteiros enoturísticos a opção de navegação em charmosos catamarãs para banhos no rio. Pertence à empresa portuguesa Global Wines e produz na região espumantes e vinhos premiados.
Oferece dois tipos de pacotes com visita guiada às dependências (campo, fábrica, adega e loja) e degustação de espumantes. Um deles, o “Wine Day”, conta com almoço e oferecimento de brinde, além de degustação de uvas.
Visitações
A Vinícola Terranova, pertencente ao Miolo Wine Group, localizada em Casa Novas – Bahia, recebe turistas que queiram conhecer a vinícola independente do passeio de barco.
Ali são produzidos espumantes, vinhos jovens e suco de uva integral.
A Adega Bianchetti Tedesco é uma produtora de vinhos orgânicos em Lagoa Grande – PE, criada nos anos 80 por um casal de enólogos gaúchos.
Recebe para visitação e degustações guiadas.
https://www.instagram.com/adegabianchettitedesco/
Deus fez o sol e a água e o homem fez o vinho. E o “Velho Chico” segue fazendo milagres.
Próximos posts: O outro lado do vinho no Brasil: novas regiões e Enoturismo em Minas Gerais.
Denise Alves Pereira é graduada em Turismo e em Comunicação Social com especializações em Marketing e Administração de Alimentos e Bebidas e MBA em Coaching. É sommelière e formada em Wine Business.
De 2002 em diante, passou a ministrar disciplinas relacionadas à Gestão de Alimentos e Bebidas, Cozinha, Organização de Eventos e Planejamento de Cardápios, em diversas instituições de ensino, em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação.
É editora do site gastronomiaarteediversao.com.br no qual compartilha seus conhecimentos no campo gastronômico, vinhos, turismo, gestão e comportamento e gestora das páginas @vinhosdeminasgerais, @denisealvespereira_gastronomia e @tavinobh.
Consultora para negócios de alimentação e vinhos, englobando enogastronomia e enoturismo. Atua como palestrante, em função de sua vasta experiência como empreendedora, docente e pesquisadora.
O livro Gastronomia: arte e diversão serve como orientação para diversificar a alimentação já que trata sobre técnicas modernas para elaboração de cardápios, abordando as etapas para organização de uma refeição de sucesso.
É dedicado tanto para amadores quanto para profissionais, trazendo dicas importantes para aqueles que buscam oferecer e obter prazer e diversão por meio da arte da gastronomia.
Nele você vai encontrar:
Utilização de mais de 1.300 ingredientes e produtos.
Harmonização de pratos e bebidas e dos métodos de servi-los.
Preciosas orientações sobre etiqueta social. Como fazer encontros gastronômicos memoráveis.
São 12 capítulos que tratam sobre as influências na definição de cardápios; planejamento de encontros gastronômicos; arte de escolher o que servir nas refeições; técnicas para servir alimentos e bebidas; ingredientes e produtos; preparo do alimento; montagem de pratos; determinação do nome dos pratos; ficha técnica; design de cardápios; cardápios, produção e comercialização de alimentos e bebidas e organização de cardápios x aceitação x rentabilidade. Um livro que deve ser sempre consultado por aqueles que querem servir e receber bem.
Para adquirir:
http://gastronomiaarteediversao.lojavirtualnuvem.com.br