Santo São Francisco – O enoturismo no Nordeste do Brasil

Vale do São Francisco é a região drenada pelo rio do mesmo nome e seus afluentes. Atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, no Brasil.

O rio tem uma extensão de 2.830 km e é um importante curso de integração nacional.

O Vale do Submédio do São Francisco, entre os estados de Pernambuco e Bahia, fincado na latitude 8 ao sul do Equador, tem suas margens como o local de uma das maiores transformações agrícolas do país como polo produtor de frutas.

Dessas frutas, a uva vitivinífera tem uma produção singular com a possibilidade de chegar a produzir até cinco safras a cada dois anos, originando os vinhos tropicais.

São elaborados vinhos tranquilos e espumantes, além do destilado brandy.

O sistema de gotejamento com água diretamente do rio e o sol favorecem a reprodução simultânea das quatro estações climáticas nos vinhedos, o que é um estímulo à produção.

O Vale do São Francisco recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP) para vinhos finos, nobres, espumantes naturais e moscatel, em novembro de 2022, chancelando a produção de vinhos do local. 

A área de produção dos vinhos compreende cinco municípios: Lagoa Grande, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Casa Nova e Curaçá.

E com as uvas e o vinho veio o enoturismo para a região.

Navegar é preciso

Desde 2011, o “Vapor do vinho” é uma forma inusitada de viver uma experiência enoturística no Vale. A bordo de uma embarcação similar às que transitaram pelo São Francisco desbravando a região, a partir de Petrolina – PE, o visitante pode navegar pelo Lago de Sobradinho, desfrutando de um animado passeio regado a música ao vivo, almoço na barca, parada para banho, ambientes climatizados, jacuzzi, tobogã, espaço infantil com parquinho, culminando visita à Vinícola Miolo, com degustação de espumantes.

https://www.instagram.com/vapordovinho/

A vinícola Rio Sol está em Lagoa Grande – PE e oferece também em seus roteiros enoturísticos a opção de navegação em charmosos catamarãs para banhos no rio. Pertence à empresa portuguesa Global Wines e produz na região espumantes e vinhos premiados.

Oferece dois tipos de pacotes com visita guiada às dependências (campo, fábrica, adega e loja) e degustação de espumantes. Um deles, o “Wine Day”, conta com almoço e oferecimento de brinde, além de degustação de uvas.

Visitações

A Vinícola Terranova, pertencente ao Miolo Wine Group, localizada em Casa Novas – Bahia, recebe turistas que queiram conhecer a vinícola independente do passeio de barco.

Ali são produzidos espumantes, vinhos jovens e suco de uva integral.

A Adega Bianchetti Tedesco é uma produtora de vinhos orgânicos em Lagoa Grande – PE, criada nos anos 80 por um casal de enólogos gaúchos.

Recebe para visitação e degustações guiadas.

https://www.instagram.com/adegabianchettitedesco/

Deus fez o sol e a água e o homem fez o vinho. E o “Velho Chico” segue fazendo milagres.

Próximos posts:  O outro lado do vinho no Brasil: novas regiões e Enoturismo em Minas Gerais.

Denise Alves Pereira é graduada em Turismo e em Comunicação Social com especializações em Marketing e Administração de Alimentos e Bebidas e MBA em Coaching. É sommelière e formada em Wine Business.
De 2002 em diante, passou a ministrar disciplinas relacionadas à Gestão de Alimentos e Bebidas, Cozinha, Organização de Eventos e Planejamento de Cardápios, em diversas instituições de ensino, em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação.
É editora do site gastronomiaarteediversao.com.br no qual compartilha seus conhecimentos no campo gastronômico, vinhos, turismo, gestão e comportamento e gestora das páginas @vinhosdeminasgerais, @denisealvespereira_gastronomia e @tavinobh.
Consultora para negócios de alimentação e vinhos, englobando enogastronomia e enoturismo. Atua como palestrante, em função de sua vasta experiência como empreendedora, docente e pesquisadora.

O livro Gastronomia: arte e diversão serve como orientação para diversificar a alimentação já que trata sobre técnicas modernas para elaboração de cardápios, abordando as etapas para organização de uma refeição de sucesso.
É dedicado tanto para amadores quanto para profissionais, trazendo dicas importantes para aqueles que buscam oferecer e obter prazer e diversão por meio da arte da gastronomia.

Nele você vai encontrar:
 Utilização de mais de 1.300 ingredientes e produtos.
 Harmonização de pratos e bebidas e dos métodos de servi-los.
 Preciosas orientações sobre etiqueta social. Como fazer encontros gastronômicos memoráveis.


São 12 capítulos que tratam sobre as influências na definição de cardápios; planejamento de encontros gastronômicos; arte de escolher o que servir nas refeições; técnicas para servir alimentos e bebidas; ingredientes e produtos; preparo do alimento; montagem de pratos; determinação do nome dos pratos; ficha técnica; design de cardápios; cardápios, produção e comercialização de alimentos e bebidas e organização de cardápios x aceitação x rentabilidade. Um livro que deve ser sempre consultado por aqueles que querem servir e receber bem.

Para adquirir:
http://gastronomiaarteediversao.lojavirtualnuvem.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *