O enoturismo na rota da Dupla Poda – Centro-Oeste e Bahia

As vinícolas vão sendo escolhidas como alternativa para o turismo

O manejo de uvas através da poda invertida possibilita que regiões antes desacreditadas para o plantio de uvas possam gerar frutos de excelente qualidade e consequentemente bons vinhos.

Esse é o caso do que está acontecendo em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia.

Com o vinho vem a vontade de conhecer o terroir incentivando o enoturismo nas regiões.

E o mais curioso é que algumas vinícolas mesmo antes de começarem a produção de vinhos já exploravam o turismo enogastronômico.

Goiás

Goiás começou a produção em 2005 e hoje conta com vinícolas que recebem turistas para uma imersão no mundo dos vinhos.

<a href=”https://vinicolaserradasgales.com.br/” data-type=”URL” data-id=”https://vinicolaserradasgales.com.br/”>https://vinicolaserradasgales.com.br/</a>

https://www.instagram.com/vinhedogirassol/

https://www.instagram.com/vinicolaassuncao/

Distrito Federal

Empolgados com o sucesso dos vinhos goianos, empresários do DF resolveram apostar no plantio de uvas e no turismo.

https://www.instagram.com/casavitor.vinhos/

https://www.instagram.com/vinhedolacustre/?hl=pt

https://www.villatriacca.com.br/

Chapada Diamantina

Em 2010 foi a vez da Chapada Diamantina, na Bahia, situada 420 km à oeste de Salvador, produzir uvas viníferas com incentivo do governo do estado e da Embrapa.

https://vinicolauvva.com.br/tours-vinicola-uvva-enoturismo/

https://vinicolavaz.com/

https://www.vinicolareconvexo.com.br/home

Mato Grosso do Sul

A região do pantanal já conhecida por suas belezas naturais agora conta com a atividade do turismo enogastronômico para atrais mais visitantes.

https://terroirpantanal.com/vinicola/

Mato Grosso

Em plena Chapada dos Guimarães, a 63 km de Cuiabá, a Locanda do Vale está investindo na plantação de uvas para a produção de vinhos finos e sucos. A partir do dia 20 de maio estarão oferecendo atividades relacionadas ao enoturismo.

https://locandadovale.com.br/

E assim as uvas vão pipocando no território brasileiro.

A seguir: Enoturismo em Minas Gerais

Denise Alves Pereira é graduada em Turismo e em Comunicação Social com especializações em Marketing e Administração de Alimentos e Bebidas e MBA em Coaching. É sommelière e formada em Wine Business.
De 2002 em diante, passou a ministrar disciplinas relacionadas à Gestão de Alimentos e Bebidas, Cozinha, Organização de Eventos e Planejamento de Cardápios, em diversas instituições de ensino, em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação.
É editora do site gastronomiaarteediversao.com.br no qual compartilha seus conhecimentos no campo gastronômico, vinhos, turismo, gestão e comportamento e gestora das páginas @vinhosdeminasgerais, @denisealvespereira_gastronomia e @tavinobh.
Consultora para negócios de alimentação e vinhos, englobando enogastronomia e enoturismo. Atua como palestrante, em função de sua vasta experiência como empreendedora, docente e pesquisadora.

O livro Gastronomia: arte e diversão serve como orientação para diversificar a alimentação já que trata sobre técnicas modernas para elaboração de cardápios, abordando as etapas para organização de uma refeição de sucesso.
É dedicado tanto para amadores quanto para profissionais, trazendo dicas importantes para aqueles que buscam oferecer e obter prazer e diversão por meio da arte da gastronomia.

Nele você vai encontrar:
 Utilização de mais de 1.300 ingredientes e produtos.
 Harmonização de pratos e bebidas e dos métodos de servi-los.
 Preciosas orientações sobre etiqueta social. Como fazer encontros gastronômicos memoráveis.


São 12 capítulos que tratam sobre as influências na definição de cardápios; planejamento de encontros gastronômicos; arte de escolher o que servir nas refeições; técnicas para servir alimentos e bebidas; ingredientes e produtos; preparo do alimento; montagem de pratos; determinação do nome dos pratos; ficha técnica; design de cardápios; cardápios, produção e comercialização de alimentos e bebidas e organização de cardápios x aceitação x rentabilidade. Um livro que deve ser sempre consultado por aqueles que querem servir e receber bem.

Para adquirir:
http://gastronomiaarteediversao.lojavirtualnuvem.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *