Enoturismo no sul do Brasil

História do vinho no Brasil

Em 1532, as primeiras videiras chegaram no país com a expedição de Martim Afonso de Souza, trazidas pelo vitivinicultor português Brás Cubas.

Ele foi o fundador da cidade de Santos e plantou próximo dali, em São Vicente, as primeiras videiras vitis viniferas. Apesar do insucesso, não desanimou e plantou o primeiro vinhedo produtivo do país em Piratininga – SP.

Dessa forma, o vinho continuava a ser habitual na vida dos estrangeiros aqui residentes e podia continuar a fazer parte das missas.

Por volta de 1640, Maurício de Nassau inicia a plantação de videiras em Pernambuco, na Ilha de Itamaracá.

A vinda dos imigrantes italianos, a partir de 1870, alavanca a produção de uvas no sul do país.

A partir de 1910 é que começam ser implantadas empresas de vinho no país.

O vinho vai ganhando importância e, nos moldes internacionais, percebe-se que outra fonte de renda pode surgir do negócio do vinho: o enoturismo.

Vinho no sul do país

O Turismo do vinho é uma oportunidade para o consumidor conhecer o produto em sua essência e a melhora da qualidade do vinho brasileiro estimulou o desejo dessa experiência.

A região sul, que detêm a maioria da produção de vinhos no país, lidera também o enoturismo com diversas vinícolas oferecendo a oportunidade de passeios.

As principais regiões onde o vinho fino é produzido no Rio Grande do Sul são a Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Serra do Sudeste, Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste.

Em Santa Catarina a produção de uvas se concentra na Serra Catarinense, no Planalto Oeste Catarinense, Urussanga e Vales da uva Goethe.

No Paraná, entre outros lugares, o vinho é produzido na região Metropolitana de Curitiba e no Planalto Oeste Paranaense.

Eventos do vinho no Rio Grande do Sul

Datas comemorativas são sempre um estímulo para a produção de eventos e consequentemente para o turismo.

O Dia do Vinho, celebrado no primeiro domingo de junho, é uma oportunidade para promoção da bebida.

A Festa Nacional do Vinho, popularmente conhecida como FENAVINHO, celebra a cultura da uva, do vinho na cidade de Bento Gonçalves.

Em Farroupilha tem o Festival do Moscatel que aproxima a cadeia do vinho e consumidores.

A Wine Run, que acontece em Bento Gonçalves, é uma meia maratona realizada entre vinhedos.

https://www.winerun.com.br/

Enoturismo no sul do Brasil

Uma boa época para vistar as vinícolas do sul do Brasil é de janeiro a março, quando acontece a colheita da uvas.

A Casa Valduga, localizada no Vale dos Vinhedos – RS, foi uma das pioneiras, desenvolvendo a partir de 1992, atividades voltadas à recepção de visitantes com passeios, refeições harmonizadas e hospedagem.

https://www.casavalduga.com.br/enoturismo/o-complexo/

A Luiz Argenta, em Flores da Cunha – RS, conhecida pelas belíssimas garrafas de design que utiliza para envasar seus vinhos, possui uma propriedade de tirar o folego, recebe para visitações, degustações e eventos.

http://www.luizargenta.com.br/enoturismo

Para quem gosta de espumantes a dica é visitar a premiada Família Geisse, em Pinto Bandeira -RS, indicada pela Master of Wine Jancis Robinson como uma das vinícolas mais promissoras do mundo do vinho.

https://www.familiageisse.com.br/index#visitacao

A Miolo, em Bento Gonçalves – RS, além de ter diferentes tours para conhecer a produção do vinho conta com uma escola para aqueles que pretendem aprofundar seus conhecimentos nesse segmento.

<a href=”https://www.miolo.com.br/enoturismo/” data-type=”URL” data-id=”https://www.miolo.com.br/enoturismo/”>https://www.miolo.com.br/enoturismo/</a>

Você já ouviu falar em vinoterapia? Sim, ela existe e existe no Brasil.

O vinho pode proporcionar proporcionar momentos de relaxamento, bem-estar e saúde.

Massagens com vinho

Pensando nisso, foi criado O Spa do Vinho Hotel, no Vale dos Vinhedos – RS, que é membro Autograph Collection, selo lançado em 2010 pela Marriott International, a maior rede hoteleira mundial.

Inspirado na imigração italiana, o hotel conta com valiosas antiguidades em sua decoração, e como atrativos também, possui parcerias com vinícolas para degustações orientadas, além do ponto alto que são as massagens relaxantes, banhos vinoterápicos e terapias faciais, com atendimentos personalizados.

Na Serra Catarinense, a Fazenda Bom Retiro é um complexo que abriga a pousada butique de mesmo nome, a Vinícola Thera, o Thera Wine Bar, entre outros equipamentos turísticos.

https://vinicolathera.com.br/pages/visita-ao-vinhedos

A Vinícola Sanber no Paraná oferece uma oportunidade de participação na Vindima – colheita, com pisa das uvas, além de outros programas.

https://www.vinicolasanber.com.br/passeios-e-visitas

“Não existe isso de estar perdido em um vinhedo. Você está sempre no lugar certo.”

Próximos posts: O enoturismo no nordeste do Brasil; O outro lado do vinho no Brasil: novas regiões e Enoturismo em Minas Gerais.

Denise Alves Pereira é graduada em Turismo e em Comunicação Social com especializações em Marketing e Administração de Alimentos e Bebidas e MBA em Coaching. É sommelière e formada em Wine Business.
De 2002 em diante, passou a ministrar disciplinas relacionadas à Gestão de Alimentos e Bebidas, Cozinha, Organização de Eventos e Planejamento de Cardápios, em diversas instituições de ensino, em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação.
É editora do site gastronomiaarteediversao.com.br no qual compartilha seus conhecimentos no campo gastronômico, vinhos, turismo, gestão e comportamento e gestora das páginas @vinhosdeminasgerais, @denisealvespereira_gastronomia e @tavinobh.
Consultora para negócios de alimentação e vinhos, englobando enogastronomia e enoturismo. Atua como palestrante, em função de sua vasta experiência como empreendedora, docente e pesquisadora.

O livro Gastronomia: arte e diversão serve como orientação para diversificar a alimentação já que trata sobre técnicas modernas para elaboração de cardápios, abordando as etapas para organização de uma refeição de sucesso.
É dedicado tanto para amadores quanto para profissionais, trazendo dicas importantes para aqueles que buscam oferecer e obter prazer e diversão por meio da arte da gastronomia.

Nele você vai encontrar:
 Utilização de mais de 1.300 ingredientes e produtos.
 Harmonização de pratos e bebidas e dos métodos de servi-los.
 Preciosas orientações sobre etiqueta social. Como fazer encontros gastronômicos memoráveis.


São 12 capítulos que tratam sobre as influências na definição de cardápios; planejamento de encontros gastronômicos; arte de escolher o que servir nas refeições; técnicas para servir alimentos e bebidas; ingredientes e produtos; preparo do alimento; montagem de pratos; determinação do nome dos pratos; ficha técnica; design de cardápios; cardápios, produção e comercialização de alimentos e bebidas e organização de cardápios x aceitação x rentabilidade. Um livro que deve ser sempre consultado por aqueles que querem servir e receber bem.

Para adquirir:
http://gastronomiaarteediversao.lojavirtualnuvem.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *