Burrata – o queijo queridinho da vez.

Quer agradar seus convidados? Sirva uma burrata

Que de tempos em tempos temos ingredientes, pratos e bebidas que se tornam preferidos entre os chefs e com isso vão conquistando também os aspirantes da cozinha, não é novidade para ninguém.

Que boa parte das pessoas têm uma predileção por queijos também já é sabido.

Então, um produto que está brilhando nas preparações é a burrata.

Um queijo originário da Púglia, especificamente da região italiana da Apúlia.

Com o formato de uma trouxinha, pode ser elaborada com leite de búfala ou de vaca. Seu interior tem uma cremosidade originária de coalhos de muçarela com creme de leite. Isso justifica seu nome já que burrata significa amanteigado em italiano.

A cremosidade é uma marca registrada

É um queijo que deve ser consumido o mais fresco possível e à temperatura ambiente.

Seu sabor é extremamente leve, por isso seus acompanhamentos devem ser pensados criteriosamente. Acompanhamentos clássicos são o molho pesto, tomates confitados, aceto balsâmico, presunto cru, azeites de sabores leves, torradas, pães frescos, pimenta do reino e frutas como morango e damasco. Acompanha bem saladas frescas, recheios variados, servem como cobertura para massas e como recheio para sanduíches. Ela também pode ser servida empanada.

O recheio pode ser utilizado para abrilhantar as preparações

Como todo queijo, pode ser consumido em várias etapas das refeições. Do café da manhã ao jantar

Quando fica deteriorada, apresenta um sabor azedo.

Da próxima vez que quiser impressionar seus comensais, prepare um prato com burrata.

Nesse vídeo um autêntico produtor de burrata ensina os passos para produção do queijo e o chef Mohamed Hindi dá uma ideia de como servi-lo

Quer conhecer mais ingredientes para suas preparações?

O livro Gastronomia: arte e diversão serve como orientação para diversificar a alimentação já que trata sobre técnicas modernas para elaboração de cardápios, abordando as etapas para organização de uma refeição de sucesso.
É dedicado tanto para amadores quanto para profissionais, trazendo dicas importantes para aqueles que buscam oferecer e obter prazer e diversão por meio da arte da gastronomia.

Nele você vai encontrar:
☑️ Utilização de mais de 1.300 ingredientes e produtos.
☑️ Harmonização de pratos e bebidas e dos métodos de servi-los.
☑️ Preciosas orientações sobre etiqueta social.
☑️ Como fazer encontros gastronômicos memoráveis.

São 12 capítulos que tratam sobre as influências na definição de cardápios; planejamento de encontros gastronômicos; arte de escolher o que servir nas refeições; técnicas para servir alimentos e bebidas; ingredientes e produtos; preparo do alimento; montagem de pratos; determinação do nome dos pratos; ficha técnica; design de cardápios; cardápios, produção e comercialização de alimentos e bebidas e organização de cardápios x aceitação x rentabilidade. Um livro que deve ser sempre consultado por aqueles que querem servir e receber bem.

Denise Alves Pereira

É graduada em Turismo e em Comunicação Social com especializações em Marketing e Administração de Alimentos e Bebidas e MBA em Coaching. É sommelière e formada em Wine Business.

De 2002 em diante, passou a ministrar disciplinas relacionadas à Gestão de Alimentos e Bebidas, Cozinha, Organização de Eventos e Planejamento de Cardápios, em diversas instituições de ensino, em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação.

É editora do site gastronomiaarteediversao.com.br no qual compartilha seus conhecimentos no campo gastronômico, vinhos, turismo, gestão e comportamento e gestora da página @vinhosdeminasgerais.

Consultora para negócios de alimentação e vinhos, englobando enogastronomia e enoturismo. Atua como palestrante, em função de sua vasta experiência como empreendedora, docente e pesquisadora.

Para comprar acesse:https://gastronomiaarteediversao.lojavirtualnuvem.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *