Quer ser chef de cozinha?

chef-294143_640

Os cursos de Gastronomia estão repletos de alunos crentes que estão se formando para serem chefs de cozinhas. Alguns poucos, pouquíssimos, serão e a maioria jamais será.

Essa confusão tende a dar status a quem não merece. Em quase todas as profissões pode-se alcançar a chefia, desde que se tenha competência, conhecimento e experiência para tal.

A palavra chefe é definida no Dicionário Aurélio como “o principal entre os outros; aquele que exerce autoridade.”

O grande cozinheiro Escoffier instituiu o sistema de brigada para sistematizar e agilizar o trabalho nas cozinhas, desta forma tornou-se necessário que houvesse um profissional no comando, daí o cargo de chef de cozinha foi criado.

Para  alcançar esse posto deve-se ter bem mais que um diploma. A certificação é só o início para uma profissão – a de cozinheiro.

O Jornal do Brasil, em 2003, apresentou uma reportagem com o objetivo de desmistificar a afirmativa que todos os cozinheiros são chefs de cozinha. “Para ser chef é necessário no mínimo 10 anos de estudo e especialização. Jamais um aluno que acaba de sair da Cordon Bleu está apto a comandar restaurantes. Na França, o bom senso e o mercado exigem pelo menos uma década de dedicação.”

O livro Chef Profissional destaca que “o chef é responsável por todas as operações da cozinha, incluindo os pedidos, a supervisão de todas as praças e o desenvolvimento dos pratos do menu.”

blog 9

Alex Atala, em seu livro Com unhas, dentes e cuca, ressalta que “um chef seria, portanto, aquele capaz de criar um conceito novo.”

E completa que “existe, assim, nessa nova definição de chef, a capacidade de inovação ao lado de seu impacto sobre o sistema culinário. Em outras palavras, o impacto social é tão importante quanto aquele que se mede pelas papilas gustativas. Por essa dupla função do chef – um inovador e um administrador do prazer à mesa, é fundamental entendê-lo como alguém que necessita, para poder criar, ser exímio executante. Em outras palavras, sem ser um bom cozinheiro ninguém poderá ser um chef.”

Diante disso, muitos chefs estão preferindo serem tratados, modestamente, como cozinheiros.

A valorização da Gastronomia e a projeção pública dos chefs de cozinha estão fazendo com que existam alguns que estão se afastando das panelas para se tornarem celebridades. Ganhando muito mais dinheiro com outras funções do que com o cozinhar. Mantêm os restaurantes que levam suas assinaturas abertos somente para funcionar como vitrines para outros negócios: apresentação de programas de rádio e tv, participação como jurados de reallity shows, edição de livros, apresentação de palestras, redação de colunas em jornais de grande circulação, protagonização de propagandas relacionadas à Gastronomia ou não ou simplesmente cobrando cachês para comparecer a eventos.

blog 10

Por isso, o mundo dos chefs ultrapassa as panelas e desperta muita atenção. Vaidade e competição também. Só que as pessoas parecem somente enxergar a notoriedade de alguns poucos, e assim se arriscam a ser um deles, esquecendo que para isso é necessário estudo, prática e transpiração. E bota transpiração nisso!

Mas, será que uma cozinha só vive de chef?

 

Tagged , , , , , , ,

15 thoughts on “Quer ser chef de cozinha?

  1. Nossa como vc disse a verdade.Sou formada em Gastronomia ,segunda turma da Estácio Belo Horizonte,ano 2006. Na minha turma de 40 pessoas. Só 2 vingaram. O resto?????.

    1. Olá Fátima,
      Infelizmente essa é a realidade. Muitos desistem ou às vezes percebem não ser a praia deles. Boa sorte. Sucesso!

      1. Que prazer ler suá matéria!!!
        Tenho 62 anos ,face 42 anos que cozinho.
        Chegue a Ceará face 3 anos ,contratada como chefe de cozinha , de um Hotel .
        A pesar de isto sempre me defino como uma Cosi nera regional , por sobre todas las cosas.
        Dia a Dia aprendo muito ,muito ,como decídua el filosofo “SÓ SE, QUE NO SEI NADA”.
        Os verdadeirosimportancia das receitas , som , os produtos e os produtores e pescadores artesanais que esta detrás ,a lo que se suma a capacidade adquirida com humildade e trasmitida com respeto a equipo de colaboradores

  2. Ola Denise! Parabéns pela matéria! Faço gastronomia em Ribeirão Preto e realmente noto alunos que nao têm a menor vocação. Chego a ficar triste em perceber que alguns ainda não se deram conta disso. Lamentável. Abraços!

    1. Como o setor está em evidência, todo mundo acha que é fácil. Um abraço.

    2. É isso aí. Pode ter certeza que poucos vão chegar lá. Sucesso!

  3. Eu acredito que a maioria que faz um curso de Gastronomia , Por mais que não exerça a função sempre terá uma relação intima com a culinária ,pois a gastronomia vai muito além das preparações é um universo. Então deixe os vaidosos com seus glamoures e desfrute do prazer de fazer parte dessa Paixão…..!

    1. Valdemir, realmente para aprender, fazer e ensinar Gastronomia é preciso de paixão. Tudo de bom!

  4. Devemos tomar um pouco de cuidado , antes de destruir sonhos. Tem muita gente que parece abutre de sonhos. Deixe cada um ter o direito de tentar , se não der certo , tentar de novo, mas por favor não abortem os sonhos que não te pertencem!

    1. Olá Giselda, sonhar é o que nos move. Ma,s devemos nos informar da realidade para não levarmos sustos. Sucesso!

  5. Eu já discordo, pois a paixão pode ser o que te leve a pensar em Gastronomia. Pois, para ser um cozinheiro e um chef de cozinha, vai muito mais além, a ideia de não falhar é o que te mantém em uma cozinha sobre pressão.

    1. A cozinha vive uma divisão tênue entre o sucesso e o fracasso. Sucesso!

  6. Pura verdade,nunca li uma coisa tao exata em toda a minha vida.Nao sou formada em nada ,mas,estou no ramo de cozinha há anos,vejo pessoas que não sabem nem explicar o que e um file a Wellington,kkkkkkk,,e se consideram o chefe sei la das quantas,e tiram a oportunidade de pessoas que estao na pista há anos querendo pegar este título nobre e não conseguem.As vezes e a falta com que gastar o dinheiro que tem que faz com que gaste com um curso lindo deste,Quem me dera poder pagar um também e tirar onda como muitos tiram no auge dos meus 53 anos.BOM DIA!!!!!!

  7. Cozinheiro é uma profissão, chef é um cargo. .! Ganbatte. ..!

    1. Olá, isso mesmo que muitos não entendem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *