O enoturismo na rota da Dupla Poda – Região Sudeste

Do início aos dias atuais

O mapa da produção de vinhos no Brasil mudou consideravelmente nos últimos tempos, impulsionado pela expansão da atividade nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Bahia.

Por volta de 1532, Brás Cubas, membro da expedição de Martin Afonso de Souza e experiente vitivinicultor português, ganhou uma sesmaria – lote de terras distribuído pelo rei Dom João III, na região denominada São Vicente, onde hoje se encontra o estado de São Paulo.

De lá para cá, entre altos e baixos, as uvas vitiviníferas, que foram principalmente cultivadas no sul do país, agora estão sendo produzidas em novos terroirs.

Isso graças, principalmente, à alteração no manejo dos vinhedos.

A implantação da Dupla Poda, na qual ocorre a inversão do ciclo da videira com colheita no inverno, é a responsável por essas regiões estarem produzindo uvas de excelente qualidade e consequentemente vinhos reconhecidos e premiados.

Em função da proximidade aos grandes centros do país é considerável o potencial turístico impulsionado pela atividade enogastronômica.

Os turistas procuram a região ávidos em viver experiências nas quais o vinho é o maior protagonista.

As vinícolas, cada vez mais, se preparam para criar momentos de encantamento que serão eternizados pelos visitantes e irão gerar recursos para o empreendimento, o entorno e sua comunidade, juntando, em várias oportunidades, a atividades e equipamentos turísticos já existentes nos municípios.

São Paulo

Distante em torno de 70 km da capital paulista, São Roque é uma cidade que desde sua fundação, em 1657, cultiva uva. Os imigrantes europeus contribuíram para a expansão dessa produção, transformando-a na famosa “Terra do vinho”. A partir dos anos 90, do século passado, a cidade vem explorando o turismo, contando com as vinícolas para atrair visitantes. A produção de uvas no local contempla a produção de vinhos de finos e de mesa.

A região conta com eventos que aquecem o turismo local como a Festa do Vinho e da Alcachofra, geralmente em outubro.

Roteiro do Vinho – São Roque | Brasil Desconhecido
Fonte: https://brasildesconhecido.wordpress.com/2012/05/30/roteiro-do-vinho-sao-roque/

Opções para visitação:

http://www.vinhoscanguera.com.br/

https://vinicolacasadaarvore.com.br/

Começa mais em: https://https://www.roteirodovinho.com.br/

Incentivados pelo sucesso da plantação através da Dupla Poda em terras mineiras, a região à leste do estado de São Paulo e a denominada Mantiqueira Alta, começaram o plantio de uvas viníferas e estão cada vez mais acreditando no turismo enogastronômico como geração de divisas.

Conheça:

http://www.terrassos.com.br/?

https://loja.vinicolaguaspari.com.br/enotour/

https://www.instagram.com/bramasolevinhodeboutique/

https://www.instagram.com/vinicolavillasantamaria/

https://vinicolaferreira.com.br/

Turismo em Campos do Jordão

Rio de Janeiro

As videiras estão presentes no estado do Rio de Janeiro desde o século XIX, especificamente na Macrorregião de Petrópolis, na Serra Fluminense.

A técnica da Dupla Poda chegou nesta região por volta de 2010, já encontrando uma infraestrutura turística propicia para incentivar o turismo enogastronômico.

A proximidade com a cidade do Rio de Janeiro é um grande incentivo para visitação.

https://vinicolainconfidencia.com.br/

Espírito Santo

A região serrana do Espírito Santo tem como característica ter sido povoada por imigrantes italianos, o que estimulou o plantio de uvas, inicialmente da qualidade de mesa, utilizando técnicas ancestrais.

Como é uma região com índice de chuva elevado, sucumbiu à técnica da Dupla Poda para o manejo de uvas para produção de vinhos finos.

A beleza da região é um fator de incentivo ao turismo, que associado à gastronomia e ao interesse por vinhos estimula a visitação.

https://www.cantinamattiello.com.br/

https://www.instagram.com/casadosespumantes/

Juntando os atrativos locais, a infraestrutura disponível e o desejo das pessoas por novas experiências, o turismo ao redor do vinho vai conquistando espaço.

Vale a pena conferir!

Você deve estar perguntando: e cadê Minas Gerais?

Minas Gerais terá um post exclusivo ao final da série “O enoturismo na Rota da Dupla Poda”.

A seguir, será publicado sobre a atividade nos estados de Goiás, Mato Grosso, Bahia e DF. Não perca!

Denise Alves Pereira é graduada em Turismo e em Comunicação Social com especializações em Marketing e Administração de Alimentos e Bebidas e MBA em Coaching. É sommelière e formada em Wine Business.
De 2002 em diante, passou a ministrar disciplinas relacionadas à Gestão de Alimentos e Bebidas, Cozinha, Organização de Eventos e Planejamento de Cardápios, em diversas instituições de ensino, em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação.
É editora do site gastronomiaarteediversao.com.br no qual compartilha seus conhecimentos no campo gastronômico, vinhos, turismo, gestão e comportamento e gestora das páginas @vinhosdeminasgerais, @denisealvespereira_gastronomia e @tavinobh.
Consultora para negócios de alimentação e vinhos, englobando enogastronomia e enoturismo. Atua como palestrante, em função de sua vasta experiência como empreendedora, docente e pesquisadora.

O livro Gastronomia: arte e diversão serve como orientação para diversificar a alimentação já que trata sobre técnicas modernas para elaboração de cardápios, abordando as etapas para organização de uma refeição de sucesso.
É dedicado tanto para amadores quanto para profissionais, trazendo dicas importantes para aqueles que buscam oferecer e obter prazer e diversão por meio da arte da gastronomia.

Nele você vai encontrar:
 Utilização de mais de 1.300 ingredientes e produtos.
 Harmonização de pratos e bebidas e dos métodos de servi-los.
 Preciosas orientações sobre etiqueta social. Como fazer encontros gastronômicos memoráveis.


São 12 capítulos que tratam sobre as influências na definição de cardápios; planejamento de encontros gastronômicos; arte de escolher o que servir nas refeições; técnicas para servir alimentos e bebidas; ingredientes e produtos; preparo do alimento; montagem de pratos; determinação do nome dos pratos; ficha técnica; design de cardápios; cardápios, produção e comercialização de alimentos e bebidas e organização de cardápios x aceitação x rentabilidade. Um livro que deve ser sempre consultado por aqueles que querem servir e receber bem.

Para adquirir:
http://gastronomiaarteediversao.lojavirtualnuvem.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *