Bendita pizza

O Dia Mundial da Pizza é celebrado no dia 09 de fevereiro.

O Brasil instituiu, em 1985, após uma eleição no estado de São Paulo para escolha da melhor, a data de 10 de julho para ser a data da comemoração nacional.

Quem criou a pizza?

Há divergência quanto a autoria da invenção. Alguns historiadores apontam os egípcios e outros indicam os gregos como descobridores dessa iguaria.

Quanto ao significado do termo pizza há também suposições de que seja oriundo de “pitta” – grego ou “pinsa” de origem latina. Em italiano significa “torta”.

Mas, o que se tem certeza, é que por muito tempo foi consumida por pessoas de baixa renda, como se fosse sanduíche – dobrada ao meio – sem molho nem cobertura, como se fosse um pão.

Em Napóles – Itália, no século XVI, o prato teve acréscimos de ingredientes que até hoje estão contidos na preparação: o molho de tomate e o orégano. Nessa época, já se usava coberturas como muçarela, linguiça calabresa e anchovas.

A preparação das pizzas foi evoluindo e na segunda metade do século XIX já haviam pizzarias italianas utilizando ingredientes como queijo, toucinho, torresminhos e tomates.

Curiosidade:

Uma das pizzas famosas no mundo é a “Margherita” que foi criada pelo Chef Raffaele Sposito, em 11 de julho de 1889, em homenagem à rainha da Itália do mesmo nome. Na preparação ele colocou ingredientes com as cores da bandeira do país: vermelho – tomate; branco – queijo e o verde – manjericão.

No Brasil:

O modo de preparo dessa massa foi trazido pelos imigrantes italianos, sendo que em 1910 já havia pizzaria instalada em São Paulo.

Por aqui, a iguaria foi recebendo, com o passar do tempo, cada vez mais ingredientes tradicionais, nobres ou exóticos, versões doces e bordas recheadas. É servida em comemorações ou no dia a dia, como lanche, tira-gosto, sobremesa, almoço ou jantar. Pode ser feita em fogão à lenha ou forno tradicional. Pode ser congelada. A massa pode ser fermentada ou não. De farinha nacional ou importada. E acreditem: muitas vezes acompanhada de catchup.

Pizza brasileira
Pizza brasileira

Desde os anos 80, a pizza já chega através de delivery. Possivelmente, um dos primeiros produtos a utilizar essa modalidade no país. E o mais engraçado é que apesar de redonda vai em uma embalagem quadrada e é servida em fatias triangulares.

O maior aplicativo de entregas no Brasil, o iFood, contabilizou 41,1 milhões de compras de pizza, no primeiro semestre de 2022. Um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O que dá, em média, um pedido a cada 5 segundos.

Os estados que mais consomem “a redonda” são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Ceará.

Durante o ano de 2023, a Pizzaria Carlos, com unidades na Vila Madalena e no Jardins – em São Paulo, vai incluir no cardápio uma opção com cobertura de um queijo artesanal de um pequeno produtor de diversos estados brasileiros, variando a cada mês. É a maximização da experiência gastronômica através da famosa redonda.

Na Itália:

As pizzas napolitanas Margherita e a Marinara – temperada apenas com molho de tomate, azeite extra virgem, orégano e alho – têm suas receitas reconhecidas pela União Europeia e certificadas como STG – Especialidade Tradicional Garantida.

Na Itália as pizzas têm formatos diferentes da nossa tradicional:

  • alla pala: retangular, alongada e com bordas arredondadas;
  • al taglio: formato retangular servida em partes quadradas;
  • calzone: similar ao que que é conhecido no Brasil em forma de pastel. Lá pode ser assado ou frito.
  • portafoglio: é redonda, servida partida em quatro pedaços que são embrulhados para se comer na rua;
  • sfincione: quadrada com massa mais grossa;
  • tonda ou rotonda: formato redonda, massa fina e servida em porção individual.

50 Top Pizza World 2022

https://www.50toppizza.it/50-top-world-2022

Aprenda a fazer uma pizza de frigideira com Rita Lobo

Pizza de frigideira com Rita Lobo

Bendita pizza que salva a qualquer hora e de qualquer modo. Até fria no dia seguinte como café da manhã. Quem nunca?..

Quer mais sugestões para cardápios?

O livro Gastronomia: arte e diversão serve como orientação para diversificar a alimentação já que trata sobre técnicas modernas para elaboração de cardápios, abordando as etapas para organização de uma refeição de sucesso.
É dedicado tanto para amadores quanto para profissionais, trazendo dicas importantes para aqueles que buscam oferecer e obter prazer e diversão por meio da arte da gastronomia.

Nele você vai encontrar:
☑️ Utilização de mais de 1.300 ingredientes e produtos.
☑️ Harmonização de pratos e bebidas e dos métodos de servi-los.
☑️ Preciosas orientações sobre etiqueta social.
☑️ Como fazer encontros gastronômicos memoráveis.

São 12 capítulos que tratam sobre as influências na definição de cardápios; planejamento de encontros gastronômicos; arte de escolher o que servir nas refeições; técnicas para servir alimentos e bebidas; ingredientes e produtos; preparo do alimento; montagem de pratos; determinação do nome dos pratos; ficha técnica; design de cardápios; cardápios, produção e comercialização de alimentos e bebidas e organização de cardápios x aceitação x rentabilidade. Um livro que deve ser sempre consultado por aqueles que querem servir e receber bem.

Denise Alves Pereira é graduada em Turismo e em Comunicação Social com especializações em Marketing e Administração de Alimentos e Bebidas e MBA em Coaching. É sommelière e formada em Wine Business.

De 2002 em diante, passou a ministrar disciplinas relacionadas à Gestão de Alimentos e Bebidas, Cozinha, Organização de Eventos e Planejamento de Cardápios, em diversas instituições de ensino, em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação.

É editora do site gastronomiaarteediversao.com.br no qual compartilha seus conhecimentos no campo gastronômico, vinhos, turismo, gestão e comportamento e gestora da página @vinhosdeminasgerais.

Consultora para negócios de alimentação e vinhos, englobando enogastronomia e enoturismo. Atua como palestrante, em função de sua vasta experiência como empreendedora, docente e pesquisadora.

livrodegastronomia #gastronomia #planejamentodecardapios #cardapios #cardápio #planejamentoderefeicoes #refeição #empratamento #harmonizaçãoentrecomidaebebida #etiquetasocial #mesaposta #comomontarumamesaposta #eventogastronomico #sejaumchefdecozinha #cursodegastronomia #ingredientesalimenticios #refeição #refeicaodesucesso #servicodemesa #miseenplacedemesa #designdecardapio #aceitaçãodecardapios #montagemdecardapios #jantar #buffetdefesta #almoço #brunch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *