Parece, mas não é

Com a infinidade de ingredientes alimentícios disponíveis – só o Livro Gastronomia: arte e diversão apresenta mais de 1.300 – é claro que alguns se pareçam.

E isso pode gerar confusões na hora da compra ou da preparação dos pratos.

As semelhanças podem ser quanto à cor, formato, aparência ou até mesmo nome.

Por isso, devemos ficar atentos.

O radicchio é uma verdura de sabor amargo, que pode ser utilizada cru em saladas ou salteado, refogado, grelhado e assado, como acompanhamento ou fazendo parte de pratos salgados.

O ingrediente parecido com ele é o repolho roxo. Uma verdura que tem uma textura crocante, um sabor forte e que pode ser consumido cru em saladas, branqueado – levemente cozido, refogado, grelhado ou ser servido em conserva. Serve também como invólucro para recheios diversos.

O repolho verde, assim como o roxo, também tem textura crocante e sabor forte e é muito parecido com a alface americana, que tem textura crocante e um sabor bem mais ameno.

O açafrão é um dos ingredientes mais caros da cozinha e dá cor avermelhada a massas, aves, risotos e à famosa paella.

O açafrão-da-terra tem propriedades benéficas para a saúde e dá cor amarelada para os pratos principalmente da cozinha asiática.

O risoni é um tipo de massa italiana utilizada em sopas e caldos, que pode também substituir o arroz no caso de risotos.

Seu formato é similar a um grão de arroz e sua coloração amarelada lembra um pouco a do arroz parboilizado.

Uma opção é também utilizá-lo para saladas ligadas – aquelas que utilizam maioneses e cremes.

Um dos ingredientes utilizados na gastronomia brasileira para elaboração do famoso “cheiro-verde”, a salsa, carinhosamente chamada de salsinha, é uma erva aromática também empregada na finalização de pratos como decoração.

O coentro tem uma aparência muito semelhante à salsinha. Porém aroma e sabor extremamente diferentes. Tanto suas folhas como suas sementes são utilizadas na cozinha, principalmente em preparações à base de peixes e frutos do mar, e, em função disso, são largamente utilizados nos pratos capixabas, baianos, tailandeses e mexicanos.

Tanto a salsinha como o coentro podem ser usados na versão seca/desidratada, porém em quantidades menores, já que dessa forma suas características são potencializadas.

Aposto que muita gente nem sabia que eram dois ingredientes. Tratavam os dois como uma coisa só.

Sim, eles são dois, apesar de serem muito semelhantes.

O formato é um indicador: o inhame é menor e arredondado, enquanto o cará é mais comprido.

Têm textura e sabor idênticos e são utilizados cozidos, assados e fritos.

Colorau e páprica são dois ingredientes utilizados para dar coloração avermelhada aos pratos.

O primeiro é obtido das sementes do urucum e tem um sabor neutro.

A páprica é derivada do pimentão vermelho, geralmente produzida nas versões defumada, doce e picante, que transmitem esses sabores para as preparações.

O zimbro, embora muitos não o conheçam, é um dos componentes de uma das bebidas da moda: o gim.

Na cozinha, ele é utilizado para aromatizar carnes e conservas, sendo ingrediente de vários pratos alemães.

A pimenta-do-reino preta é mais conhecida, principalmente na versão em pó. Empregada para temperar molhos, carnes, sopas e variados pratos.

O zimbro tem um tom azulado, superfície lisa e é um pouco maior que a pimenta-do-reino preta, que depois de seca adquire um visual enrugado.

Apesar de um dos dois não ser ingrediente a história é pitoresca.

Um dos produtos mais nobres da gastronomia mundial, a trufa, encontrada nas versões negra e branca, teve seu nome utilizado como inspiração para um doce muito desejado – a também trufa.

Muitas pessoas ficam intrigadas quando ouvem que determinado prato é finalizado com trufas. Como pode um doce finalizar uma preparação salgada?

Então, para esclarecer, temos a trufa que é um cogumelo de valor extremamente elevado e que é servida sobre massas ou para aromatizar molhos, ovos, risotos e azeites.

A trufa branca tem um sabor que remete ao alho e a negra tem nuances de sabor de chocolate e de terra fresca.

Um docinho feito geralmente à base de chocolate acabou ganhando o formato irregular similar ao da trufa. Está aí a coincidência do nome.

E você, conhece algum ingrediente alimentício que causa confusão?

Denise Alves Pereira é graduada em Turismo e em Comunicação Social com especializações em Marketing e Administração de Alimentos e Bebidas e MBA em Coaching – Life, Executive and Business.

É sommelière e formada em Wine Business.

Sua relação com a gastronomia começou a partir dos anos 1980, com a promoção de eventos e empreendimentos relacionados à área.

A entrada definitiva para o setor gastronômico e para a docência ocorreu com a realização do curso de Cozinheiro Comercial, em 2001. Daí em diante, passou a ministrar disciplinas relacionadas à Gestão de Alimentos e Bebidas, Cozinha, Organização de Eventos e Planejamento de Cardápios, em diversas instituições de ensino, em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação.

É editora do site espacogourmetmundodagastronomia.com, no qual compartilha seus conhecimentos no campo gastronômico e de vinhos.

Consultora para negócios de alimentação e vinhos, englobando enogastronomia e enoturismo.

Atua como palestrante, em função de sua vasta experiência como empreendedora, docente e pesquisadora.

Para comprar acesse: http://gastronomiaarteediversao.lojavirtualnuvem.com.br

Gastronomia: arte e diversão é uma obra que apresenta técnicas contemporâneas de elaboração de cardápios, abordando todas as etapas para a realização de uma refeição ou um evento gastronômico de sucesso.

De fácil compreensão, tanto para amadores quanto para profissionais, traz dicas importantes para aqueles que buscam oferecer e obter prazer e diversão por meio da arte da gastronomia.

Apresenta informações sobre a utilização de mais de 1.300 ingredientes e produtos de forma a contribuir com a decisão do que servir.

Trata da harmonização de pratos e bebidas e dos métodos de servi-los, com preciosas orientações sobre etiqueta social.

São 12 capítulos que tratam sobre as influências na definição de cardápios; planejamento de encontros gastronômicos;arte de escolher o que servir nas refeições; técnicas para servir alimentos e bebidas; ingredientes e produtos; preparo do alimento; montagem de pratos; determinação do nome dos pratos; ficha técnica; design de cardápios; cardápios, produção e comercialização de alimentos e bebidas e organização de cardápios x aceitação x rentabilidade.

Um livro que deve ser sempre consultado por aqueles que querem servir e receber bem.

Contatosgastronomiaarteediversao@hotmail.com

Siga as páginas:

Instagranhttp://@denisealvespereira_gastronomia

Facebookhttps://www.facebook.com/denise.alvespereira.1/

2 comentários em “Parece, mas não é”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *