Flores nas refeições

O planejamento do que será servido em uma refeição transcende a escolha dos ingredientes das preparações. A ambientação e a apresentação dos pratos também devem ser levadas em consideração para que o momento seja de uma experiência pautada no encantamento e ao final seja traduzida como uma sensação de prazer pelo conjunto da obra.

As flores vêm ajudando para que esse esforço seja alcançado.

Parece fácil lançar mão da infinidade de tipos, cores e tamanhos para resolução da difícil arte da decoração de uma refeição. Só que não.

A escolha deve ser consoante com a proposta tanto pela estética, pelo simbolismo como também por suas características organolépticas.

Comida é amor.

Comida com flores  é amor em dobro.

Uma das melhores formas de agradarmos alguém é oferecer flores.

A arte milenar chinesa criou esculturas com frutas em forma de flores para os buffets.

Escultura em melancia

Algumas regiões do mundo incorporaram as flores e suas partes às preparações típicas, como a flor de abobrinha pelos italianos.

Ao longo dos anos a confecção e apresentação dos pratos passou por uma verdadeira revolução.

Nos anos 60 e 70 do século passado, a ornamentação das comidas era confeccionada com  flores feitas de casca de tomates.

Progrediu para flores confeccionadas com legumes.

E os frios também deram formas a flores.

As frutas tornaram-se flores.

Hoje em dia as flores comestíveis podem estar presentes em vários tipos de refeições, em várias etapas das mesmas e até em bebidas para harmonizar com as comidas. Trazendo leveza, frescor, beleza e sabor.

Nos drinques
Nos petits-fours
Nas sobremesas
Nos bolos

A decoração para ambiente de refeição pode ter a inusitada mistura de flores e alimentos.

Ou os próprios alimentos formarem flores.

O importante, no caso das flores comestíveis, é certificar que a espécie escolhida possa ser consumida, além de procurar por produtos orgânicos, ou seja, aqueles que não tenham sofrido a ação de pesticidas.

A higiene deve ser feita com muita atenção e cuidado, devido a fragilidade.

A versatilidade das flores é uma grande aliada para o sucesso da refeição.

FLORES COMESTÍVEIS:

  • Alfazema ou lavanda
  • Amor-perfeito
  • Borago
  • Calêndula
  • Capuchinha
  • Flor de abóbora
  • Flor de alecrim
  • Minirosa e pétalas de rosa
  • Violeta de cheiro

Este post é uma atualização do post ” Tudo são Flores”, publicado em 17 de novembro de 2015.

Conheça mais em:

Gastronomia: arte e diversão é uma obra atualizada que apresenta técnicas contemporâneas de elaboração de cardápios, abordando todas as etapas para a realização de uma refeição ou um evento gastronômico de sucesso.

De fácil compreensão, tanto para amadores quanto para profissionais, traz dicas importantes para aqueles que buscam oferecer e obter prazer e diversão por meio da arte da gastronomia.

Apresenta informações sobre a utilização de mais de 1.300 ingredientes e produtos de forma a contribuir com a decisão do que servir.

Trata da harmonização de pratos e bebidas e dos métodos de servi-los, com preciosas orientações sobre etiqueta social.

São 12 capítulos distribuídos em 324 páginas que tratam sobre as influências na definição de cardápios; planejamento de encontros gastronômicos; arte de escolher o que servir nas refeições; técnicas para servir alimentos e bebidas; ingredientes e produtos; preparo do alimento; montagem de pratos; determinação do nome dos pratos; ficha técnica; design de cardápios; cardápios, produção e comercialização de alimentos e bebidas e organização de cardápios x aceitação x rentabilidade.

Um livro que deve ser sempre consultado por aqueles que querem servir e receber bem.

http://gastronomiaarteediversao.lojavirtualnuvem.com.br

Denise Alves Pereira é graduada em Turismo e em Comunicação Social com especializações em Marketing e Administração de Alimentos e Bebidas e MBA em Coaching – Life, Executive and Business.

É sommelière e formada em Wine Business.

Sua relação com a gastronomia começou a partir dos anos 1980, com a promoção de eventos e empreendimentos relacionados à área.

A entrada definitiva para o setor gastronômico e para a docência ocorreu com a realização do curso de Cozinheiro Comercial, em 2001. Daí em diante, passou a ministrar disciplinas relacionadas à Gestão de Alimentos e Bebidas, Cozinha, Organização de Eventos e Planejamento de Cardápios, em diversas instituições de ensino, em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação.

É editora do site espacogourmetmundodagastronomia.com, no qual compartilha seus conhecimentos no campo gastronômico e de vinhos.

Consultora para negócios de alimentação e vinhos, englobando enogastronomia e enoturismo.

Atua como palestrante, em função de sua vasta experiência como empreendedora, docente e pesquisadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *