A produção de bebidas artesanais – inclusive drinques prontos – em Minas Gerais está numa fase de expansão. E com muito sucesso.
Primeiro as cachaças ganharam fama nacional, depois vieram os vinhos com a produção através de dupla poda, as cervejas, os gins e agora uma bebida mista gaseificada está fazendo alvoroço além de nossas fronteiras. E ainda vem muitas opções por aí.
O Xeque Mate “arrastou” milhares de foliões no carnaval de BH.
Sim, esse é o nome da bebida que por onde passava não sobrava. Um tiro certeiro para quem queria aproveitar a festa.
Ganhou a preferência da galera.
O site institucional da marca, em plena quarta-feira de cinzas, exibia que com a alta demanda do carnaval a bebida esgotou.
O drinque, criado em 2015, através de um pedido sem grande pretensões, é o carro-chefe de uma empresa em constante crescimento.
Com o apelo de ser elaborado com bebidas brasileiras – rum de Minas Gerais, chá-mate do sul do país e guaraná da Amazônia mais limão – tem teor alcóolico de 7,9% e vem em lata e na versão long neck. A temperatura para ser consumido é a de geladeira – que facilita bastante.
O Xeque Mate agrada muito aos participantes de eventos na rua por não gerar a necessidade tão grande de ir ao banheiro quanto a cerveja. Além de ser energética e refrescante.
Uma das estratégias da empresa foi criar um forte laço com os ambulantes das festas, o que impulsionou a venda da bebida.
Essa aceitação inspirou a ampliação do negócio com a criação das “runerias”, estabelecimentos que têm o rum como carro-chefe. Hoje são três casas espalhadas em pontos estratégicos de BH. O interessante é que o nome desses locais é “Mascate”, vendedores que chegam trazendo para as cidades produtos que são novidades.
E assim vamos pulando. Com iniciativas criativas caindo no gosto popular e acabando gerando grandes negócios.
https://www.youtube.com/watch?v=yy9I5n3dVZg
Alex e Gael – um dos proprietários da Xeque Mate – falam da ideia
quer conhecer mais sobre as tendências do setor de alimentos e bebidas?
Leia em:

É dedicado tanto para amadores quanto para profissionais, trazendo dicas importantes para aqueles que buscam oferecer e obter prazer e diversão por meio da arte da gastronomia.
Nele você vai encontrar:
☑️ Utilização de mais de 1.300 ingredientes e produtos.
☑️ Harmonização de pratos e bebidas e dos métodos de servi-los.
☑️ Preciosas orientações sobre etiqueta social.
☑️ Como fazer encontros gastronômicos memoráveis.
São 12 capítulos que tratam sobre as influências na definição de cardápios; planejamento de encontros gastronômicos; arte de escolher o que servir nas refeições; técnicas para servir alimentos e bebidas; ingredientes e produtos; preparo do alimento; montagem de pratos; determinação do nome dos pratos; ficha técnica; design de cardápios; cardápios, produção e comercialização de alimentos e bebidas e organização de cardápios x aceitação x rentabilidade. Um livro que deve ser sempre consultado por aqueles que querem servir e receber bem
Denise Alves Pereira é graduada em Turismo e em Comunicação Social com especializações em Marketing e Administração de Alimentos e Bebidas e MBA em Coaching. É sommelière e formada em Wine Business.
De 2002 em diante, passou a ministrar disciplinas relacionadas à Gestão de Alimentos e Bebidas, Cozinha, Organização de Eventos e Planejamento de Cardápios, em diversas instituições de ensino, em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação.
É editora do site gastronomiaarteediversao.com.br no qual compartilha seus conhecimentos no campo gastronômico, vinhos, turismo, gestão e comportamento e gestora da página @vinhosdeminasgerais.
Consultora para negócios de alimentação e vinhos, englobando enogastronomia e enoturismo. Atua como palestrante, em função de sua vasta experiência como empreendedora, docente e pesquisadora.
📕 Vendas: link na página inicial
cardápio #cardapio #planejamentodecardapio #livrodegastronomia #gastronomia #livrosobrecardapios
Entrega nacional
