Gastronomia e empreendedorismo

comida 2

Abrir um negócio no setor de alimentação sempre foi o sonho de muitas pessoas. Em alguns esse sonho nasce bem cedo, em outros depois de inúmeras tentativas e frustrações em outras áreas.

A Gastronomia sempre apareceu como luz no fim do túnel para vários. E acho que realmente pode ser.

Todo mundo precisa  comer. Por prazer ou  para se alimentar e sobreviver. Então é fato que o mercado nesse ramo é um dos mais promissores.

As opções para ganhar dinheiro com alimentação são inúmeras. Recentemente listei 51 boas ideias  de negócios de alimentos e bebidas e já tenho mais 23 novas engatilhadas para juntarem à essas. Os investimentos podem ser tão altos que necessitem de empréstimos e verbas governamentais ou podem ser totalmente desnecessários, como o caso de ter aptidões natas na cozinha e trabalhar como empregado para outros.

O mercado é amplo. Em oportunidades e  público. Existe coisa melhor?..

O que as pessoas não pensam quando percebem esse filão é na dura realidade que existe por trás do negócio.

Filomena Garcia, colunista do site UOL, em seu post ” Empreender na área de alimentação requer alguns cuidados”, alerta que “quem já não ouviu dizer que investir em alimentação é lucro certo? Com essa ideia em mente muitos empreendedores optam por esse segmento na hora de começar um negócio, porém, nem todos têm o perfil para empreender nesta área. Esse é um detalhe que pode fazer toda a diferença lá na frente.”

Tem muita gente que começou sem nada, enriqueceu e perdeu tudo. Tem aqueles que nem chegaram a levantar voo. E aqueles que vivem sonhando sem nada fazer. Os de sucesso são relativamente poucos.

Conseguir se instalar como empreendedor na Gastronomia não é fácil, desde muito tempo.

É preciso garra e coragem, além  de muita disposição para o trabalho.

batata

O mercado de A&B não está difícil somente agora neste delicado, senão desastroso, momento econômico. Sempre foi duro e pesado. Pesado como um saco de batatas. E o empresário que  não carregou batatas é porque não constava no seu cardápio.

A atividade é “osso”.

Muita batalha, serviço, taxações, mão de obra desqualificada e cliente exigente.

É necessária uma capacidade infinita de reinventar-se. Seja por causa da economia, modismos, novas oportunidades, imposição do público ou ambição por novas propostas.

Coisa para poucos!

Tendências da Gastronomia no Brasil  http://espacogourmetmundodagastronomia.com/2015/07/07/tendencias-da-gastronomia-no-brasil/

51 Alternativas para ganhar dinheiro com alimentação – Tendências da Gastronomia no Brasil – 2a parte http://espacogourmetmundodagastronomia.com/2015/07/21/51-alternativas-para-ganhar-dinheiro-com-alimentacao-tendencias-da-gastronomia-no-brasil-2a-parte/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *